Ativista feminista e defensora dos direitos civis da população negra nos Estados Unidos, Angela Yvonne Davis (Birmingham, 26 de janeiro de 1944) é uma das principais vozes que analisam as condições de negros e negras por um viés interseccional, isto é, que se debruça sobre como o racismo, o capitalismo e o sexismo são condições estruturantes nas relações humanas, responsáveis por gerar formas combinadas de opressão.
Ícone da luta pelos direitos civis, Angela Davis, 72 anos, é filosofa e professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia. A ativista fez parte do grupo Panteras Negras e do Partido Comunista dos Estados Unidos. Foi perseguida e presa em 1970, tornando-se mundialmente conhecida por meio da campanha “Libertem Angela Davis”.
Mulheres, raça e classe, obra mais importante de Davis, recebe sua primeira edição brasileira pela editora Boitempo. Publicada originalmente em 1981, a obra torna-se ainda mais atual diante do florescimento do pensamento feminista e suas discussões entre as mulheres brasileiras nos últimos anos.
Fontes:
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/angela-davis-e-o-significado-da-emancipacao-da-mulher-negra
http://www.ceppes.org.br/nossa-historia/herois_da_al/angela-davia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Angela_Davis
Nenhum comentário:
Postar um comentário